sexta-feira, 25 de março de 2011

A historia da máquina de costura

A Costura à mão é uma forma de arte que existe ha mais de 20 mil anos de idade. As agulhas de costura inicialmente eram feitos de ossos e chifres de animal ,primeiras agulhas de ferro foram inventados no século 14.
Nascimento de Costura Mecânica

A primeira patente possívelmente ligado à costura mecânica foi uma patente britânica emitida em 1755 para o alemão Charles Weisenthal. A patente referia-se a uma agulha que foi projetada para uma máquina, no entanto, a patente não descreve o resto da máquina se ela realmente poderia existir .
Muitos foram os inventores que tentaram melhorar a costura.Dentre eles:o inventor inglês e marceneiro Saint Thomas que patenteou a primeira máquina de costura completa em 1790. Não se sabe se ele realmente construiu  um protótipo para sua invenção,possivelmente uma ideia que só existiu  no papel ,a patente descreve um furador que fazia um buraco no couro através de uma agulha.Logo sua patente não teve efeito visto que a reprodução baseada nos desenhos não funcionava.
Em 1810, o alemão, Balthasar Krems inventou uma máquina automática para costurar bonés mas como não funcionava logo não conseguiu patentear.Só em 1814 que o Alfaiate austríaco Josef Madersperger conseguiu inventar uma máquina de costura e testá-la com exito,e logo a patenteou
Em 1804, uma patente francesa foi concedida a Thomas Stone e James Henderson para "uma máquina emulada costura à mão." Naquele mesmo ano, uma patente foi concedida a John Scott Duncan para uma "máquina de bordar com agulhas múltiplas." Ambas as invenções falharam e foram rapidamente esquecidas pelo público.
Em 1818 John Adams Doge e John Knowles foram os primeiros americanos  a inventar outra máquina de costura que não conseguia costurar nada sem causar danos ao tecido,já em 1830 o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier foi o primeiro a criar uma máquina funcional quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, o ponto de cadeia,que foi desenvolvido com apenas um segmento e uma agulha de gancho.A sua primeira Coseuse (cosedeira) fabricada em 1829, adotava este método. O aparelho dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30. Com isso o inventor quase foi morto por um grupo enfurecido de costureiros franceses que incendiaram a sua fábrica de roupas, porque temiam o desemprego como resultado da sua nova invenção.

Em 1834 Walter Hunt foram primeiros a combinar uma lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada, Mais tarde, ele perdeu o interesse em patentear, porque ele acreditava que sua invenção poderia causar desemprego. (Máquina a vapor podia costurar reta) já em 1846, a primeira patente norte-americana foi emitida para Elias Howe para "um processo onde maquina tinha uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada " em seguida,John Bradshaw
aperfeiçoou a primeiramáquina a ser vendida em quantidades comerciais.Então varios inventores deram sua contribuiçãoo a maquina de costura como exemplo:John Bachelder , Lerow e Blodgett,Allen Wilson ,William Groover e só depois em 1850  Isaac Merrit Singer combinou todos os principios criados pelos outros e aperfeiçoou uma máquina realmente mais facil de usar.O protótipo de Elias Howe foi copiado por Isaac Singer e outros, levando a processos de patentes abrangentes. No entanto, uma batalha judicial em 1850 entre Elias Howe contra Isaac Merritt Singer, o maior fabricante de máquinas de costura por violação de patente,este se defendeu alegando quea invenção foi já há 20 anos e que Howe não deveria ter sido capaz de reivindicar os direitos de qualquer pessoa usando seus desenhos contudo a máquina de Isaac Singer, também foi um pouco diferente de Howe. Sua agulha se movia para cima e para baixo, ao invés de para os lados, e era alimentado por um pedal ao invés de uma manivela. No entanto, ele usou o mesmo processo do ponto fixo e uma agulha semelhante.Elias Howe morreu em 1867, e o ano de sua patente expirou.
Outros momentos históricos na história da máquina de costura foi  1857, James Gibbs patenteou a primeira máquina de costura bordado.
1873 Helena Augusta Blanchard de Portland patenteou a primeira máquina ponto zig-zag  ela também patenteou 28 outras invenções e outras melhorias para máquinas de costura.
Com o advento da electricidade as primeiras máquinas de costura mecânica foram utilizadas em produção em lagra escala para vestuário e só a partir de 1889 que uma máquina de costura para uso em casa foi projetada e comercializada. Em 1905, a máquina
de costura em propulsão elétrica já era largamente utilizada.

Fonte http://inventors.about.com/od/sstartinventions/a/sewing_machine_2.htm
Tradução :google 
Um exemplar singer ano 1900
Singer ano 1920
 
singer ano 1890
Singer 1860
Primeira máquina de costura numa galeria em Washington EUA,a frente o quadro com Isaac Singer


Todos sabemos que a Revolução industrial começou apartir de 1700 no seculo XVIII e que o carvão era o combustível das novas e eficientes máquinas a vapor  e as maquinaria de fiar começavam a ser usadas nas novas grandes fábricas têxteis de algodão, e grande parte dos operários eram mulheres e crianças.


3 comentários:

  1. Nossa! que post bacana,há poucos dias postei o mesmo tema no meu blog. Pois, através da costura estou descobrindo a minha alma de costureira, a verdadeira essência, tão latente, mas,aprisionada. Aqui, dentro de mim, mas,por muitos anos não dei atenção a esse chamado do coração. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquina-de-costura.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola eu queria dizer q eu gostei muito do modo de vcs de elaborar os textos mais eu estava precisando de um texto sobre o surgimento da costura a mão isso me ajudaria muito!!!!!!!!!!!!!! parabens pelo trabalho !!!!!!!!!!!!!!! até logo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Colares técnica Peyote

Loading...

Macramê

Loading...